Powered By Blogger

sexta-feira, 12 de novembro de 2010


OPERAÇÕES UNITÁRIAS
Lista de Exercícios de CALDEIRAS

1-     O que são caldeiras?
Caldeira é um recipiente metálico cuja função é, entre muitas, a produção de vapor através do aquecimento da água. As caldeiras produzem vapor para alimentar máquinas térmicas, autoclaves para esterilização de materiais diversos, cozimento de alimentos e de outros produtos organicos, calefação ambiental e outras aplicações do calor utilizando-se o vapor.
2-     As caldeiras são classificadas de acordo com o seu agente de transferência de calor, quais são? Baseados nos princípios da transferência de calor e na experiência com os tipos de caldeiras existentes, os fabricantes inverteram a forma de geração de calor: trocaram os tubos de fogo por tubos de água, o que aumentou muito a superfície de aquecimento, surgindo a caldeira aquatubular
3-     Como ocorre o funcionamento das Caldeiras Flamotubulares (Fogotubulares)? Nesse tipo de caldeira os tubos são postos verticalmente num corpo cilindrico e fechado nas extremidades por placas, chamadas espelhos justamente por refletirem boa parte do calor. A fornalha fica logo abaixo dos espelhos inferiores. Os gases gerados pela combustão sobem atavés dos tubos, aquecendo e vaporizando a água que está em torno deles. As fornalhas são utilizadas principalmente no aproveitamento da queima de combustíves, tais como: palha, serragem, cascas de café ou amendoim, óleos e ect..
4-     Quais são algumas das vantagens e desvantagens das caldeiras Flamotubulares (Fogotubulares?
As principais vantagens das caldeiras deste tipo são:
custo de aquisição mais baixo;
exigem pouca alvenaria;
atendem bem a aumentos instantâneos de demanda de vapor. Desvantagens
Como desvantagens, apresentam:
baixo rendimento térmico;
partida lenta devido ao grande volume interno de água;
limitação de pressão de operação (máx. 15 kgf/cm²);
baixa taxa de vaporização (kg de vapor / m² . hora);
capacidade de produção limitada;
dificuldades para instalação de economizador, superaquecedor e pré-aquecedor
5-     Em quais ocasiões a instalação de Caldeiras Elétricas é vantajosa?
6-     Quais as outras vantagens das Caldeiras Elétricas?
7-     Quais são os tipos de Caldeiras Elétricas?
8-     Como é realizado o isolamento térmico de Caldeiras?
9-     Por que se deve realizar um tratamento anterior para a água que vai ser enviada para as Caldeiras? Como é feito esse tratamento?

Nenhum comentário:

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Santo Antonio do Caiua / Nova Esperança, Paraná, Brazil
bom tenho 19 anos !!! vivo em um mundo sem ilusoes pois gosto de enchergar a vida com mais franquesa !tenho varias barreras a enfrentar no meu dia dia ... no entando amar eh o mais dificil de aguentar pois sofro de mais e ainda msm assim sei q vou amar mais vejo o quanto eu sofro e msm assim amooOo !!!!!